Melhoria contínua na “performance” da instituição, numa estreita relação com os sócios, direcção e colaboradores:
· Cumprindo com os objectivos consignados nos seus estatutos e regulamentos internos,
· Mantendo uma cultura de cumprimento escrupuloso dos orçamentos e planos de actividades aprovados, perspectivando índices de sustentabilidade a médio e longo prazo,
· Estabelecendo e comunicando objectivamente a “performance” e desempenhos expectáveis à estrutura humana e
· Controlando e analisando com rigor e sistematicamente, o cumprimento dos planos e metas definidas
Incrementar os níveis de satisfação dos utentes e seus cuidadores:
· Melhorando a especificação de requisitos técnicos para os serviços resultantes da actividade e sendo transparente na sua explicitação inicial aos idosos e cuidadores,
· Privilegiando, sempre que tecnicamente possível, o acolhimento do idoso em respostas do CATI à sua derivação para outras respostas fora da comunidade local,
· Excedendo os requisitos contratualizados e protocolados e
· Investindo em mais e melhores actividades que sejam reconhecidas como úteis pelos seus cuidadores e que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos idosos, em particular para os mais vulneráveis e dependentes,
Promover a melhoria do desempenho das actividades realizadas, da conformidade dos serviços e da capacidade de resposta:
· Abrindo o leque de alternativas de serviços aos idosos e seus cuidadores, perspectivando uma melhor resposta às suas necessidades e o acréscimo do número de utentes,
· Incorporando e dinamizando as melhores competências e aptidões disponíveis na comunidade envolvente através do estabelecimento de parcerias, da imersão do voluntariado e da aquisição de produtos e serviços adequados,
· Utilizando os dados de desempenho passado, para a investigação das causas dos problemas e para a determinação de acções que concorram para melhoria do seu desempenho e
· Gerindo as actividades, recursos e infra-estruturas, com critérios conducentes à eficiência operacional.
Potenciar a motivação e proactividade na relação com os colaboradores:
· Verificando e promovendo o desenvolvimento das competências técnicas e humanas, necessárias e adequadas ao bom “saber fazer”,
· Promovendo um clima de trabalho motivador que acarinhe os bons desempenhos e méritos com condições satisfatórias de reconhecimento,
· Incentivando ao envolvimento e à participação pessoal na discussão de novas soluções organizacionais e operacionais e
· Privilegiando a melhoria contínua das condições de segurança e saúde no trabalho.
Ser um agente activo na sustentabilidade do bem-estar da comunidade:
· Mantendo os princípios de boas relações e de auscultação das preocupações e anseios de outras partes interessadas, cumprindo com os requisitos identificados e melhorando a colaboração mútua,
· Estabelecendo e dinamizando canais de comunicação corrente com a comunidade envolvente,
· Sistematizando processos de informação associada à actividade e em particular para os seus utentes, sócios, entidades e organismos reguladores e fiscalizadores e
· Cumprindo os imperativos legais associados à actividade.